A comunicação paga e a comunicação orgânica nas redes sociais

Hoje as redes sociais estão presentes na vida de praticamente todos os brasileiros, muitas vezes isso independe de classe social ou de personalidade de cada indivíduo, mas acabou se tornando algo comum no dia a dia de milhares de pessoas. Esse hábito moderno da população acaba se tornando uma oportunidade de negócios para diversos empresários que pretendem comunicar e vender produtos e serviços através da internet, seja pela rede orgânica, seja pela rede paga. Mas você sabe a diferença e como cada uma delas funcionam?

Primeiro vamos falar o que é a comunicação orgânica e a comunicação paga. De maneira simples, a comunicação orgânica é aquela feita de maneira gratuita e distribuído organicamente por cada plataforma, sem um investimento adicional – um post feito no Instagram, por exemplo. Quando falamos da comunicação paga nas redes sociais, trata-se de conteúdos impulsionados, seja da própria publicação no feed (impulsionando conteúdos da comunicação orgânica), seja através de darkposts (posts feitos somente na comunicação paga).

Comunicação Orgânica

A comunicação orgânica nas plataformas do Meta (Instagram e Facebook) e LinkedIn tem suas familiaridades, com formatos de conteúdos em comum na maioria, porém uma rede ou outra possui alguns formatos próprios. Eles podem variar em post estático (normalmente no formato quadrado), story (podendo, inclusive, ser interativo), vídeos (normalmente no formato reels ou quadrado). Boa parte desse conteúdo pode ser programado e conta com estatísticas de visualização padrão de cada rede social, porém sua distribuição é muito mais contida, contando com algumas técnicas básicas de conteúdo para um engajamento mais massivo dos usuários, como uma foto ou vídeo bem produzido, o uso de hashtags (#) coerentes e moderado, o momento certo de publicação e atividade regular na conta.

Comunicação Paga

Quando entramos no tópico de comunicação paga (ou tráfego pago), algumas coisas mudam, mas a principal, assim como o nome sugere, é o investimento feito nos conteúdos das redes sociais para atingir diferentes objetivos de comunicação.

Em questão de formatos, o tráfego pago usa os mesmos da comunicação orgânica, porém, em algumas mídias, é possível utilizar o modo horizontal de postagens também, sendo, inclusive, mais efetivo em alguns casos.

Quando falamos de distribuição, a comunicação paga é muito mais abrangente e direta ao consumidor principal do seu negócio, isso porque pode ser direcionada conforme os hábitos de consumos dos usuários daquela rede social, além da geolocalização utilizada nos anúncios e informações demográficas que alimentam as campanhas pagas. O tráfego pago também proporciona que diversos objetivos sejam estabelecidos como conversas pelo WhatsApp, engajamento, cliques para o site, cadastro de leads, alcance e impressão dos conteúdos, entre outros, o que permite inúmeras estratégias para desenvolver o marketing de um negócio, seja em períodos sazonais, seja no dia-a-dia.

Se você tem alguma dúvida sobre esse tipo de comunicação ou está em busca de um planejamento coerente para sua empresa ou negócio, com estratégia fundamentada e criação de bons conteúdos para a rede orgânica e paga das mídias sociais, não deixe de chamar a equipe da 2Whiti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Abrir whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá!
Vamos marcar uma reunião?