Comunicação é Poder?
By: Juliana Ferraz – Jornalista, empresária da comunicação e com MBA em Gestão de Pessoas
Informar, formar, comunicar… todos esses verbos estão relacionados ao jornalismo, mas vou além, e digo que esses verbos estão relacionados com a comunicação. Esta ferramenta tão poderosa e tão essencial à sociedade.
A evolução da espécie humana está diretamente relacionada à evolução da comunicação, como aprendemos nas aulas de história. O Homem das Cavernas se comunicava por meio de gestos, grunhidos, tal qual os outros animais não dotados de capacidade de expressão mais refinada. Mas, conforme a comunicação foi evoluindo, facilitou o relacionamento entre pessoas da mesma tribo e até com outras tribos.
Independente da forma de comunicação, temos sempre os mesmos componentes básicos: o emissor da mensagem, o receptor, a mensagem em si, o canal de propagação, a resposta e o ambiente onde o processo comunicativo acontece. Ao analisar este organograma, reconhece que a comunicação está em tudo que fazemos e como vivemos?
Eu sou jornalista e trabalho com comunicação empresarial, ou seja, comunico os serviços, produtos e diferenciais de empresas, usando, para isso, diversas possibilidades em comunicação.
É por meio da comunicação que empresas se consolidam, que mostram ao mercado tudo que elas oferecem e porque elas devem ser escolhidas por seu público-alvo. É por meio da comunicação que todas as ações do emissor chegam ao receptor, que o receptor entende se aquilo é interessante para ele, para então decidir se fechará negócio ou não com o emissor.
E esse processo é fundamental para toda e qualquer área de atuação. Afinal, a comunicação é fundamental na sociedade desde os primórdios, sem ela, a espécie humana não teria a existência como conhecemos hoje.
Porém, mesmo diante do óbvio, a comunicação é considerada por muitos empresários como um serviço supérfluo. O primeiro a ser cortado em um momento de crise ou que nunca chegou ou chegará a ser contratado, pela falsa sensação de que se a empresa está começando, a comunicação ainda não é para ela. Sendo que é justamente o contrário, a comunicação que fará as pessoas saberem que sua empresa está no mercado e é por meio dela que a empresa sairá da crise.
Hoje, 7 de abril, é Dia do Jornalista, profissional que tem uma enorme gama de possibilidades dentro da comunicação e faz um trabalho essencial em todas as esferas da sociedade, mas é cada vez mais desvalorizado. Convido quem leu o texto até aqui a repensar suas convicções, fugindo do senso comum.
Porque não é à toa que a comunicação é considerada o Quarto Poder e também não é à toa que querem diminuir sua importância, afinal, se comunicação é poder, quem a domina também pode dominar. Encerro por aqui deixando a interpretação por conta do leitor.
Deixe um comentário